O começo do sonho - China e Sudeste Asiático

PLANEJANDO A VIAGEM PARA ÁSIA

  No começo de 2024, o Tacio surgiu com a possibilidade de uma viagem maior (o máximo de dias fora que já havíamos ficado eram 28 dias). A ideia, dessa vez, era ficar 2 meses viajando! Ele estruturou o trabalho para poder ficar metade do tempo em férias e a outra metade em trabalho remoto... A partir daí, tínhamos um mundo para sonhar e pensar sobre qual seria o nosso próximo destino.

    A primeira opção era a África, mas, depois de analisar melhor... Já que seriam dois meses, por que não aproveitar e ir mais longe?

  Começamos a estudar as hipóteses e, de cara, tínhamos uma decisão formada: vamos para a China! (Decisão essa que começou há anos, quando na minha cabeça eu falava que não queria conhecer a China. Sim! Eu tinha um pré-conceito com algo que não conhecia e que só criei na minha cabeça com base em informações vagas e que fui descobrir agora serem mentirosas)... Mas ainda bem que amadurecemos, e ainda bem que tenho um marido muito teimoso, que há anos vem colocando uma pulguinha atrás da minha orelha em relação à China. Era algum seriado, algo no Instagram, vídeo no YouTube, me mostrando uma China que eu nem imaginava que existia... Então, quando ele falou "China?", eu só pensei: VAMOS!


  Aí começou a busca por passagens. As passagens para a Ásia não são baratas... Ficamos quase 2 meses, todos os dias, analisando voos e possibilidades... E, um dia, apareceu uma passagem com a TURKISH bem mais barata do que estávamos vendo nas últimas semanas. Na média, custou em torno de R$ 5.420,00 por pessoa (ida/volta com taxas e um stop de 1 noite em Istambul). O voo chegava por Xangai e saia por Singapura, com horários dentro do que procurávamos... Pensamos, e depois de 2 meses de procura e a certeza de que era aquilo mesmo que faríamos, compramos as passagens para a viagem mais sonhada dos últimos tempos!


  Compramos as passagens no dia 21/05/24. Depois desse dia, foi um mês intenso de YouTube e pesquisas para começar a desenhar nosso roteiro.

Depois de estarmos com os países e cidades mais ou menos decididos, começou um trabalho grande. Foram 5 meses em que, todas as noites, parávamos para ver algo da viagem, sendo que, nos finais de semana, ficávamos até de madrugada no computador pensando em tudo e mais um pouco. Viajar com criança para lugares não tão convencionais precisa de uma organização grande, justamente para dar tranquilidade.

 Nossa maior dificuldade e o maior tempo de trabalho foi na China. As informações que queríamos, não achávamos. A insegurança de chegar lá e não conseguir se comunicar ou pegar um simples táxi... Muitos medos surgiram e, por isso, fizemos muita coisa (nos posts da China contarei mais sobre isso, mas fizemos mapas, endereços traduzidos, todo tipo de pesquisa que possam imaginar). Por isso, digo: caso esteja planejando uma viagem para a China, fica de olho por aqui, que vamos passar muitas informações úteis e importantes para uma viagem tranquila.


O ROTEIRO

  E, depois de muito trabalho, chegamos ao nosso roteiro dia a dia, todos os hotéis reservados, principais passeios reservados ou já sabendo como faríamos e, claro, muito tempo livre para explorar as cidades do jeito que gostamos e também pensando no fuso horário em relação ao trabalho remoto do Tacio (também vamos falar mais sobre isso).
  Hoje, depois de já estarmos de volta, temos a certeza de que acertamos muito bem nosso roteiro. Faríamos algumas alterações? Sim, pequenas, porém que só saberíamos tendo vivido tudo o que vivemos nesses 66 dias, que pareceram 1 ano inteiro.

09/dez segunda: Curitiba / São Paulo
São Paulo / Istambul
10/dez terça: Istambul
11/dez quarta: Istambul / Xangai
12/dez quinta: Xangai
13/dez sexta: Xangai
14/dez sábado: Xangai
15/dez domingo: Xangai
16/dez segunda: Xangai
17/dez terça: Xangai
18/dez quarta: Xangai / Pequim
19/dez quinta: Pequim
20/dez sexta: Pequim
21/dez sábado: Pequim / Pingyao
22/dez domingo: Pingyao
23/dez segunda: Pingyao / Xi'an
24/dez terça: Xi'an
25/dez quarta: Xi'an
26/dez quinta: Xi'an / Chengdu
27/dez sexta: Chengdu
28/dez sábado: Chengdu
29/dez domingo: Chengdu / Chiang Mai
30/dez segunda: Chiang Mai
31/dez terça: Chiang Mai
01/jan quarta: Chiang Mai
02/jan quinta: Chiang Mai
03/jan sexta: Chiang Mai / Bangkok
04/jan sábado: Bangkok
05/jan domingo: Bangkok
06/jan segunda: Bangkok / Kuala Lumpur
07/jan terça: Kuala Lumpur
08/jan quarta: Kuala Lumpur
09/jan quinta: Kuala Lumpur
10/jan sexta: Kuala Lumpur
11/jan sábado: Kuala Lumpur
12/jan domingo: Kuala Lumpur
13/jan segunda: Kuala Lumpur / Bandar
14/jan terça: Bandar
15/jan quarta: Bandar
16/jan quinta: Bandar / Kuala Lumpur
17/jan sexta: Kuala Lumpur
18/jan sábado: Kuala Lumpur / Krabi
19/jan domingo: Ao Nang
20/jan segunda: Ao Nang
21/jan terça: Ao Nang
22/jan quarta: Ao Nang
23/jan quinta: Ao Nang
24/jan sexta: Ao Nang
25/jan sábado: Ao Nang / Phi Phi
26/jan domingo: Phi Phi
27/jan segunda: Phi Phi
28/jan terça: Phi Phi / Phuket
29/jan quarta: Phuket
30/jan quinta: Phuket
31/jan sexta: Phuket
01/fev sábado: Phuket / Singapura
02/fev domingo: Johor Bahru
03/fev segunda: Johor Bahru
04/fev terça: Johor Bahru / Singapura
05/fev quarta: Singapura
06/fev quinta: Singapura
07/fev sexta: Singapura
08/fev sábado: Singapura
09/fev domingo: Singapura
10/fev segunda: Singapura
11/fev terça: Singapura / São Paulo
12/fev quarta: São Paulo / Curitiba


  No total, foram 17 hotéis (que viraram 18 depois do hotel que tivemos que abandonar, por ser péssimo; fica para o post de Kuala Lumpur).
7 voos internos, 4 trens (sendo um de 12 horas/noturno) e 2 ferries.
Isso só na logística entre as cidades, fora todos os meios de transporte que usamos nas cidades que passamos.




  Nas próximas semanas, vamos entrar nos detalhes de cada lugar que passamos. O que posso adiantar é que tem muita história e muita informação útil para quem está planejando viajar para a Ásia, principalmente se for com crianças!








Escrito por Carol Canabal / Explorando com eles



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Envio internacional pelos Correios: o erro que nos custou caro (+ como não repetir)

Motorhome – Porque viajar de motorhome? E com criança?

Motorhome - LEGOLAND ALEMANHA