Aplicativos Essenciais para Viajar para a China: Dicas Testadas em Família

Em dezembro de 2024, viajamos em família pela China. Nessa época, a Diana estava com 6 anos e o Tino com 2. Vocês podem conferir vários detalhes dessa viagem aqui no blog e também no nosso Instagram.

Já em julho de 2025, meu marido voltou para a China, mas dessa vez a trabalho.

(foto: arquivo pessoal)

A China nos encantou e surpreendeu em muitos aspectos em nossa viagem em família. Quando meu marido retornou da viagem de negócios, a primeira pergunta que fiz foi se a impressão havia mudado... E, felizmente, ele só confirmou o que sentimos em dezembro. A diferença é que, agora, ele teve a visão de uma viagem de trabalho, e não de lazer.

Por isso, além de reforçar que seguimos indicando a China como um destino incrível, queremos compartilhar aqui o que foi fundamental tanto na nossa viagem em família quanto na de trabalho.


Aplicativos essenciais para organizar a viagem

👉 Trip.com
Se você não pretende organizar a viagem com agência, recomendamos o Trip.com para reservar hotéis. O atendimento online deles é ótimo e as opções de hospedagem são bem maiores que em outros sites. Lembrando que sempre indicamos a ajuda de agência de viagens, faz muita diferença na organização e tranquilidade em sua viagem.


Internet na China

Você precisa ter internet ao chegar ao país. Caso contrário, vai ter dificuldades para se comunicar e se locomover.

Nós testamos três opções:

  • Internet do celular com plano Mundo VIVO
  • Somente Wi-Fi (como éramos dois adultos, sempre deixávamos um celular conectado com a VIVO e outro só usando wi-fi)
  • Internet da Hola Fly

📌 Importante:

  • Com a Hola Fly e com o plano da sua operadora do Brasil, você não precisa de VPN (consegue usar WhatsApp e Instagram normalmente).
  • No entanto, com a Hola Fly, se você estiver usando no celular, não consegue compartilhar a internet para o computador.
  • Já quem depende apenas do Wi-Fi precisa usar VPN para acessar redes sociais, e-mails, WhatsApp etc. (Nós utilizamos o Astrill VPN e funcionou muito bem.)
Ah, e já deixamos todos esses serviços contratados e organizados antes da viagem.


Apps indispensáveis na China

Alipay
Sem o Alipay você não faz nada na China! Todos os pagamentos são feitos pelo aplicativo. Ele é simples de usar: basta baixar no celular, cadastrar seu cartão de crédito e pronto. Em nosso Instagram mostramos em vídeo como funciona.

DiDi
É o “Uber chinês” e funciona super bem. Em dezembro, a maioria das informações aparecia apenas em chinês. Já em julho, percebemos uma boa melhora: mais menus e palavras em inglês.

(foto: arquivo pessoal) app DIDI
 


Outras informações úteis

  • Mapas: O Apple Maps funciona muito bem. (google maps nem tanto...)
  • Tradução: ter um bom aplicativo de tradução ajuda muito (em cardápios ou em situações em que ninguém fala inglês por perto). Nós usamos o app Traduzir, além dos nativos de cada celular (Apple e Samsung). Inclusive, o intérprete da Samsung é excelente!

Obs. Nesta última viagem para China, compramos um tradutor que funciona offline (ajuda muito também).

  

O WeChat é o “WhatsApp” chinês e, se você precisar se comunicar com o hotel, contratar um passeio ou falar com algum serviço local, vai perceber que só conseguirá fazer isso por lá. Além das mensagens, ele também é super prático para ler QRCodes em lojas e restaurantes e pode até ser usado como forma de pagamento (bem parecido com o Alipay). 


Seguro viagem: item indispensável

E claro, o que nunca pode faltar em qualquer viagem é o seguro viagem. É muito importante, especialmente em destinos tão diferentes.

Na nossa viagem de 60 dias pela Ásia, precisamos acionar o seguro mais de uma vez (por causa de um machucado no pé e também de uma virose que atingiu toda a família na Tailândia). Se não fosse o atendimento rápido do seguro, teríamos passado por muito mais dificuldades.

Se você tem viagem marcada e quer uma cotação, clique neste link e fale com a Fabíola pelo WhatsApp. Ela vai te passar as melhores opções para que sua viagem seja muito mais tranquila.

Usando essas informações acima a sua viagem para China será muito mais fácil e organizada.

Confira em nosso blog o post sobre os hotéis que ficamos e também sobre como é andar de trem pela China (inclusive como foi a nossa pernoite em um trem)!


escrito por Carol Canabal - @explorandOcomeles

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIAJANDO DE TREM PELA CHINA

Envio internacional pelos Correios: o erro que nos custou caro (+ como não repetir)

Hotéis na China